Olá, meu nome é Kenji Lambert, quadrinista, ilustrador e diretor de arte de Campinas, SP.

O principal foco do meu trabalho de quadrinhos é explorar a relação de asiáticos brasileiros com sua ancestralidade, a sua relação entre sua família no Brasil e no Japão.




Entre Rios (2024)

Em vista disso, meu principal lançamento do ano e primeiro quadrinho autobiográfico é o Entre Rios (2024), uma HQ independente de 114 páginas, onde investigo as origens da minha família Uzumaki, dividida entre a prefeitura de Shimane-ken, na ilha principal de Honshu no Japão, e Petrolina/Juazeiro em Pernambuco, no Nordeste do Brasil, cidades onde minha família reside atualmente. Ambas cidades, no Brasil e no Japão, são divididas por rios, e coincidentemente são cidades com bastante semelhanças, apesar da distância. O quadrinho então se estrutura por relatos e depoimentos dos meus parentes contando histórias que eu coletei nas minhas viagens a Shimane e a Petrolina, tentando remontar uma linha do tempo da chegada ao Brasil e representar um sentimento de nostalgia latente entre os dois lugares. 

De Yellow Kid a Criança Amarela (2023)

Ano passado, lancei o estudo ilustrado sobre a importância do quadrinho independente do Brasil no combate ao racismo contra pessoas asiáticas, De Yellow Kid a Criança Amarela (2023).

O trabalho remonta a história dos quadrinhos desde a sua origem, as formas de financiamento, até a chegada do financiamento coletivo e os desafios encontrados nos dias de hoje pelos quadrinistas independentes, citando diversos trabalhos e autores asiáticos brasileiros e a importância de seus trabalhos para o meio.

Destino (2021)

Minha primeira zine, Destino (2021), é figurinha repetida porém essencial em todo evento que vou. É um compilado de relatos de diversos amigos e parentes que já moraram, visitaram ou ainda moram no Japão, revelando seus lugares favoritos de lá e do Brasil, e contando porque esse local é tão importante para eles. 

Cada relato é acompanhado de uma ilustração desse espaço. É um projeto super pessoal e muito importante pra mim!


Também trago um trabalho de prints de diversas artes autorais que todas permeiam o mesmo tema, sobre pertencimento e origem, ancestralidade, nostalgia, e é claro, uma boa dose de homenagem a grandes estúdios de animação japonesa!


Back to Top